Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 30

Cinema, memória e morte: uma análise sobre as memórias do século XX no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão
Por: Elton Silva Salgado e Elton Moreira Quadros

Resumo
Propomos uma reflexão sobre a relação entre memória, morte e violência, a partir do documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão, de 1998. Para isso, realizamos uma análise, tendo por base as ideias de Norbert Elias sobre civilização, as concepções de Hobsbawm sobre o século XX e discutimos a questão da memória, a partir de um recorte discursivo. A elaboração desses temas nos faz perceber a importância da memória na ressignificação do passado e em uma concepção atualizada do sentido da vida humana.

Palavras-chave
Cinema. Memória. Século XX. Violência.

Abstract
In this study, we propose a reflection about some issues like memory, death and violence as from on the documentary Nós que aqui estamos por vós esperamos, by Marcelo Masagão. In this sense, we performed an analysis based on the ideas and conceptions of some pathfinders like Norbert Elias and Eric J. Hobsbawm, and their ideas about the twentieth century. For us the elaboration of this theme indicate the importance of memory in reframing the past and an updated the meaning of human life.

Keywords
Movie. Memory. Twentieth Century. Violence.


Cinema, memória e morte: uma análise sobre as memórias do século XX no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Narrativa da perda e do reencontro: uma leitura do roteiro de Central do Brasil
próxima > Nota aos colaboradores

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!