Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 32

Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”
Por: Rudimar Baldissera, Basilio Sartor e Jean Rossato

Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar que variáveis relacionadas à articulação “iniciativa privada – poder público – comunidade” interferem no interesse público, considerando-se os processos de comunicação pública implicados nessa triangulação. A partir de reflexões teóricas sobre a problemática do interesse público e estudo empírico – entrevistas com vereadores de município que é sede de uma empresa de grande porte – evidenciam-se duas variáveis principais: a) acentuada assimetria de poder entre os agentes envolvidos na triangulação e b) naturalização das ações privadas na área pública. Conclui-se que essas variáveis constituem obstáculo para as práticas e princípios normativos da comunicação pública, bem como tendem a provocar o “apagamento” de interesses privados no debate público.

Palavras-chave
Comunicação. Interesse público. Organizações privadas. Poder público.

Abstract
This article aims to identify which variables related to the articulation “private sector – government – community” interfere in the public interest, considering the public communication processes involved in this triangulation. From theoretical reflections on the issue of public interest and empirical study – interviews with city councilors from a city that holds a large company – two main variables are found: a) marked asymmetry of power among those involved in the triangulation and b) naturalization of private actions in the public area. We conclude that these variables are obstacles to the practices and normative principles of public communication, and also tend to cause the “deletion” of private interests in the public debate.

Keywords
Communication. Public interest. Private organizations. Public power.


Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”s




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Discursos da rua e o homem público na sociedade midiática
próxima > Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!