Publicada em: 14/09/2004 às 16:23
Alceu 2


Por uma antropologia ontossistêmica
Mércio Pereira Gomes



Resumo
A sobrevivência étnica dos povos indígenas, no Brasil e em outras partes do mundo, é um evento histórico inesperado tanto para a modernidade quanto para a antropologia, a ciência que faz o discurso do "primitivo". A partir do desafio que esse evento veio proporcionar à antropologia, faz-se necessário criar uma nova visão do Homem, uma visão que quebre a dualidade implícita que as diversas correntes antropológicas formularam entre os chamados primitivo e civilizado. Este artigo discute as diversas conceituações feitas sobre o primitivo, de Freud e Lévi-Strauss ao relativismo cultural e o evolucionismo, historiciza essas conceituações como parte de uma auto-concepção da civilização ocidental e faz uma crítica severa às concepções pós-modernistas auto-complacentes sobre metodologia antropológica, nascidas das dúvidas atuais da antropologia. Ao final, propõe uma nova visão antropológica que, subsumindo as contribuições anteriores, seja capaz de construir o objeto junto com o sujeito, ambos tendo um sentido interno de intencionalidade que os projeta na história.

Palavras-chave
Antropologia, primitivo, civilizado, correntes antropológicas, metodologia, crítica à pós-modernidade, antropologia ontossistêmica

Abstract
The ethnic survival of Indian peoples, in Brazil and elsewhere in the world, turned out to be an unexpected, historic event for both modernity and anthropology as the science that has elaborated the discourse on the "primitive". This event has shattered many preconceptions that anthropology had established about man, including an implicit duality between the so called primitive and civilized. Anthropology is thereby challenged to create a new vision of Man to unite what had been divided previously. This article discusses the diverse conceptions on the primitive, from Freud and Lévi-Strauss to cultural relativism and evolutionism; it historicizes these conceptions as part of a self-conception of western civilization, and it severely criticizes the post-modernist conceptions and their self-serving methodology that have risen to appease the present self-doubts of anthropology. Finally, the article proposes a new vision of anthropology, one which, while subsuming the previous contributions, may be able to construe its object together with its subject, both conceptually carrying an internal sense of intentionality that may project them to history.

Key words
Anthropology, primitive, civilized, anthropological schools, methodology, post-modernist critique, ontosystemic anthropology


Por uma antropologia ontossistêmica


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