Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 12

Mídia, intertextualidade e estereótipo: meta e pequenas narrativas identitárias
Por: Ada Cristina Machado da Silveira


Resumo
A investigação trata da produção de sentido nas representações midiáticas da identidade gaúcha. A matriz intertextual de análise permitiu estudar um corpus que consta de duas produções midiáticas distintas: um programa televisivo e tiras cômicas. A análise permitiu reconhecer que, ao nível superficial, a atualização discursiva das representações realiza uma desvalorização da sua gênese de natureza mestiça, revertendo-a em favor tanto de uma perspectiva mítica como cívica, e promovendo o gaúcho como a identidade de todos os sul-riograndenses. Ao nível de análise da estrutura profunda, o programa televisivo, preocupado em realizar uma metanarrativa da colonização territorial luso-brasileira, ocupa-se da paisagem exterior da identidade, enquanto as tiras cômicas haveriam tomado a si o encargo de expressar as pequenas narrativas, expondo a subjetividade depauperada de um triunfador contemporâneo e exibindo o espaço interior da identidade.

Palavras-chave
Representação midiática; Produção de sentido; Mídia.

Abstract
The investigation has as object the mediatical representations of Gaúcha identity. The empirical corpus is made of two mediatical productions: a TV show and a series of comic strips. We understand that the TV show, occupied in realizing a metanarrativa of the territorial Portuguese-Brazilian occupation further south in America, is occupied by the exterior landscape of the identity, as the comic strips would have taken the charge of expressing the little narratives, where is strengthened the depaupered subjectivity of a contemporaneous triumpher, showing the inner space of the identity.

Key-words
Media representations; Sense production; Media.


Mídia, intertextualidade e estereótipo:
meta e pequenas narrativas identitárias




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Quando Ele vira notícia: Dom Diego Maradona e a construçãoda identidade argentina no jornal Zero Hora
próxima > Conselhos de mídia e capital social

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!