Publicada em: 11/07/2007 às 09:07
Alceu 13


Tecnologia, mulher e modernidade
Maria Helena Steffens de Castro


Resumo
Neste estudo, optou-se por analisar os efeitos dos anúncios de eletrodomésticos, veiculados na Revista do Globo, na década de 1930, no Rio Grande do Sul, dirigidos à mulher preocupada ainda com os afazeres domésticos, enquanto a publicidade anunciava novos tempos. A relação que se estabelece entre o consumidor e as novas tecnologias que vão surgindo no mercado, não deve se constituir em fato isolado, mas em um jogo de influências culturais, e sociais, que tem como resultado o coletivo. Tomando como ponto de partida as idéias de Jauss, que defende a sociabilidade de uma obra através do juízo do receptor, o trabalho pretende revelar se essas mudanças tecnológicas da modernidade impulsionaram a mulher a assumir um novo papel na construção da história, fora do ambiente doméstico.

Palavras-chave
Publicidade; Imaginário; Tecnologia; Lingüística do discurso.

Abstract
In this study, it was opted to analyzing the effect of the announcements of household-electric, propagated in the Revista do Globo, in the decade of 30, in Rio Grande do Sul, directed to the woman worried about the domestic tasks, while the advertising announced new times. The relation that if establish between the consumer and the new technologies appearing in the market, do not have to consist in isolated fact, but in a game of social and cultural influences,  that have as resulted the collective one. Taking as starting point the Jauss ideas, that defends the sociability of a workmanship through the judgment of the receiver, the work intends to disclose if these technological changes of modernity had stimulated the woman to assume a new paper in the construction of history, outside the domestic environment.

Key-words
Advertising; Imaginary; Technology; Linguistics of the speech.



Tecnologia, mulher e modernidade


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