Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 17

Webjornalismo participativo e auto-referencialidade: estratégias de legitimação do campo do jornalismo na sociedade midiatizada
Por: Eugenia Mariano da Rocha Barichello; Luciana Menezes Carvalho


Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas do webjornalismo participativo e a questão da auto-referencialidade enquanto estratégia de legitimação do campo jornalístico. Divide-se em três partes: a primeira aborda o fazer jornalístico, situando-o sob as lógicas da sociedade dos meios e da midiatização; a segunda aproxima as noções de webjornalismo participativo e auto-referencialidade para discutir a adoção destas práticas de exteriorização do fazer jornalístico. Finalmente, são colocadas algumas questões sobre o que esses fenômenos de abertura do campo podem representar em termos de legitimação/deslegitimação do próprio jornalismo enquanto instituição.


Palavras-chave
Webjornalismo participativo; Auto-referencialidade; Estratégias de comunicação; Midiatização; Legitimação.

Abstract
This paper proposes a reflection on the practices of participative web-journalism and the question of self-referentiality as a strategy to legitimate journalism as a field. It is divided in three parts: the first one approaches journalistic practice and analyses it under the logics of the media society and the mediatisation process; the second part approaches the notions of participative web journalism and self-referentiality. It argues that the adoption of these practices of exteriorization of the journalistic practice. Finally, some questions are placed on what these phenomena of the opening of the journalism field can represent in terms of legitimacy/delegitimacy journalism as an  institution.

Key-words
Participative web journalism; Self-referentiality; Communication strategies; Mediatisation; Legitimacy.



Webjornalismo participativo e auto-referencialidade: estratégias de legitimação do campo do jornalismo na sociedade midiatizada




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < O jornalista, as práticas discursivas e uma nova figura: o produtor
próxima > Sentidos de resistência no discurso jornalístico inscrito na revista Caros Amigos

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!