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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 18

Representações da moda nas manifestações discursivas das revistas femininas brasileiras
Por: Monique Vandresen


Resumo
O artigo descreve, utilizando elementos da Semiótica Discursiva, a estratégia de construção e consolidação da ideia de moda no mercado brasileiro de publicações femininas, relatando os percursos do objeto moda no discurso da imprensa feminina brasileira entre 1970 e 2000. Discute o papel da comunicação na construção dos conceitos de moda e elegância no Brasil. Destaca-se a oposição entre a interação dos sujeitos com os valores de culturas européias e uma redefinição das noções de identidade e individualidade. Conclui que as revistas femininas brasileiras têm orientado o seu posicionamento como um filtro do saber acerca de moda e elegância.

Palavras-chave
Moda; Revistas femininas brasileiras; Semiótica discursiva.

Abstract
This paper addresses the importance of fashion media in society and in particular its rhetorical power within the context of women’s magazines. The study examines index pages, fashion editorials, life stories and advertisements of brazilian women’s magazines edited between 1970 and 2000. A semiotic analysis suggests that there are at least three key issues connecting the construction of the idea of fashion in brazilian magazines during the period. The study shows also that although women’s lives have changed so dramatically over the years, this key characteristics remain important during the whole period. Confronts basic semiotic concepts with the tasks of Advertising and Journalism. Advertising is defined as the attempt to influence consumers by specific means of communication. This is done by contrasting the interpretive approach with traditional text semiotic studies of advertisements.

Key-words
Fashion; Brazilian women’s magazines; Semiotic analysis.


Representações da moda nas manifestações discursivas das revistas femininas brasileiras



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