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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 18

Paulo Freire: desenvolvimento como prática da liberdade
Por: Luiz Fernando Valente


Resumo
Após demonstrar como, a partir da década de 1950, a preocupação com o tema do desenvolvimento substitui a reflexão sobre raízes, origens, formação e caráter nacional, dominante no pensamento social brasileiro durante a primeira metade do século XX, este ensaio argumenta que a teoria e a prática pedagógicas de Paulo Freire postulam um conceito de desenvolvimento que contesta e se contrapõe àquele que informa o modelo econômico implantado após o golpe de 1964, baseado na Doutrina de Segurança Nacional. Através do confronto de obras seminais de Paulo Freire, fundamentadas numa tentativa de síntese do Novo Testamento, especialmente das epístolas paulinas, e da práxis marxista, com textos representativos da ideologia do regime militar, este ensaio avalia como essas contrastantes definições de desenvolvimento configuram os termos de um debate cujas repercussões se manifestam ainda hoje.

Palavras-chave
Desenvolvimento; Pedagogia do oprimido; Práxis; Liberdade; Iberismo; Americanismo.

Abstract
After demonstrating how, beginning in the 1950s, a new focus on the question of development replaces the reflection on roots, origins, national formation and national character, which had been dominant themes in Brazilian social thought during the first half of the 20th century, this essay argues that Paulo Freire’s pedagogical theory and practice embodies a concept of development that contests and resists the development model founded on the National Security Doctrine, which was imposed after the 1964 military coup. The essay proceeds by confronting seminal works by Paulo Freire, based on an attempt to create a synthesis of the New Testament, in particular Paul’s epistles, and Marxist praxis, with representative texts that were informed by the ideology of the military regime, with the goal of assessing how these contrasting definitions of development have shaped a debate whose repercussions are still felt in contemporary Brazil.

Key-words
Development; Pedagogy of the oppressed; Praxis; Freedom; Iberianism, Americanism.


Paulo Freire: desenvolvimento como prática da liberdade



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