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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 20

He Had no Reflection: vampirismo, percepção e as imagens técnicas
Por: Erick Felinto

Resumo
A figura do vampiro tem sido explorada pelo cinema desde seus primórdios, numa cadeia ininterrupta de reinterpretações, que leva do Nosferatu, de Murnau, ao Drácula de Coppola. Contudo, para além de qualquer psicanálise do mito ou leitura simbólica, o vampiro pode oferecer também um interessante instrumento para investigar certas percepções culturais a respeito das próprias tecnologias de imagem que o representam. Este trabalho visa à constituição do que se poderia chamar de uma “teoria vampírica” do cinema. Segundo Peter Weibel, o vampirismo, como forma de expressão cultural, “significa fantasmização (Phantomisierung), o lidar com fantasmas, com perdas, desaparições, espectros e a estranheza” (unheimlichem) (1996). Em outras palavras, a imagem cultural do vampiro (que, como narra a lenda, não emite reflexão) aponta para um processo de espectralização do mundo, gerado pelas imagens técnicas e pelas incertezas dos grandes avanços tecnológicos pós-Revolução Industrial.

Palavras-chave
Cinema; Vampirismo; Imagens tecnológicas; Pós-modernidade.

Abstract
The image of the vampire has been explored in cinema since its beginnings, in an uninterrupted chain of reinterpretations, which leads from Murnau’s Nosferatu to Coppola’s Dracula. However, beyond any kind of symbolic or psychoanalytic interpretation of the myth, the vampire can also provide an interesting tool to investigate certain cultural perceptions about the very imaging technologies that represent him. This article seeks the establishment of what might be called a “vampyric theory” of film. According to Peter Weibel, vampirism, as a form of cultural expression, “means phantasmization (Phantomisierung), dealing with ghosts, losses, disappearances, specters and strangeness” (Unheimlich) (1996). In other words, the
cultural image of the vampire (which, according to legend, does not emit reflection) indicates a process of spectralization of the world, generated by imaging techniques and the uncertainties ushered by the major technological advancements of post-Industrial Revolution times.

Keywords
Cinema; Vampyrism; Technological images; Post-modernism.


He Had no Reflection: vampirismo, percepção e as imagens técnicas




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