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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 22

Só dez por cento é mentira, a desbiografia poética de Manoel de Barros – poesia, vida & documentário
Por: Maria Cristina Cardoso Ribas

Resumo

O trabalho focaliza o diálogo poesia/cinema presente na narrativa biográfica documentada.
Tomamos a poesia de Manoel de Barros no documentário Só dez por cento é mentira, de
Pedro Cezar (2009), que ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental,
(desconstrói, na voz do próprio Barros, seus anseios e concepção de poesia, mesclando
sequências de entrevistas, memórias e versos. No filme, a presença silenciosa do diretor não
bloqueia a emergência da subjetividade do entrevistado e o relato biográfico assume contornos
de um diálogo implícito. Os eus de Manoel passando pelo eu do diretor desdobram-se
em fragmentos que desfazem a sequência linear, esgarçam, no presente do relato, o nexo
determinista entre causas e efeitos e produzem um falar de poesia que fala do mundo falando
de si. Pretendemos aqui uma leitura (análise) da leitura (filme) da leitura (poesia), amálgama
de subjetividades que em Barros cria outras verdades que deslizam de enquadres dicotômicos.

Palavras-chave: Narrativa(auto)biográfica; Documentário; Poesia; Manuel de Barros.

Abstract

This work studies the dialogue between poetry and film found in documented biographical
narratives. We take Manoel de Barros’s poetry in the documentary Só dez por cento é mentira
(2009), by Pedro Cezar, in which conventional barriers of documentation are crossed and
Barros’s anxieties and conceptions of poetry are deconstructed and mixed with interviews,
memories and verse. In the film the director’s silent presence does not block the outpouring
of the poet’s subjectivity and the biographical report turns into an implicit dialogue. The
selves of the poet cross the director’s selves and expand into fragments which undo linearity,
tear apart the deterministic nexus of cause and effect, and produce a poetry that speaks about
the world by speaking about itself. We aim here at a reading (analysis) of the reading (film)
of reading (poetry), a combination of subjectivities that in Barros creates other truths which
escape dichotomic frames.

Keywords: (Auto)biographical narrative; Documentary; Poetry; Manoel de Barros.


Só dez por cento é mentira, a desbiografia poética de Manoel de Barros – poesia, vida & documentário




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