A concepção do desenho visual de Lavoura arcaica: conceitos e significados Vera Lúcia dos Santos Nojima e Vera Bungarten
Resumo
Os depoimentos do diretor, do fotógrafo e da figurinista do filme Lavoura arcaica são analisados com o intuito de desvendar o processo criativo que resulta na produção dos signos visuais de uma obra cinematográfica. A tragédia em torno do conflito entre duas diferentes qualidades de tempo, que constitui a essência do tema do filme, é observada à luz do pensamento heideggeriano. Os autores responsáveis pela imagem revelam diferentes abordagens na busca dos mesmos significados conceituais, na medida em que traduzem em imagens suas propostas, reflexões e ideias pessoais Estas proposições, apresentadas através dos elementos de construção e dos signos visuais, são então analisadas dentro do contexto social, cultural, psicológico e estético. Palavras-chave: Signos visuais; Produção de significados; Concepção coletiva da imagem.
AbstractConceiving the Production Design of Lavoura arcaica: Concepts and Significance Lavoura arcaica, a brazilian movie by Luiz Fernando Carvalho, is essentially about the tragic conflict between two different dimensions of temporality, and between life and death. The debate upon these questions is based on Heidegger’s thoughts in Sein und Zeit. In order to understand the creative process that produces the image signs in the film, we start by analysing the statements of Director, DP and Costume Designer. Their proposals, ideas and reflections about the basic concepts of the original story, and how they can be translated to images, end up in different approaches aiming the same significance. Organized in interrelated topics, construction elements and visual signs are analysed in their social, cultural, psychological and aesthetical context. Keywords: Visual signs; Significance production; Collective image conception.
A concepção do desenho visual de Lavoura arcaica: conceitos e significados
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