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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Identidade e programação das emissoras detelevisão do campo público: estudo comparativo de quatro canais federais brasileiros
Por: Antonio Teixeira de Barros e Cristiane Brum Bernardes


Resumo
Análise comparativa da programação dos principais canais de televisão brasileiros, em nível federal, que fazem parte do chamado “campo público televisivo”: a TV Senado, TV Câmara,TV NBR e a TV Justiça. As duas primeiras são mantidas pelo Parlamento e as duas últimas pelo Poder Executivo e pelo Poder Judiciário, respectivamente. A comparação incluios seguintes aspectos: a) os objetivos institucionais de cada canal; b) como eles se autodefinem (público, estatal, institucional); e c) o perfil geral da programação e análise de seus conteúdos predominantes. Conclui que todos os canais analisados têm como característica a autorreferencialidade, ou seja, privilegiam a divulgação de ações das instituições às quais são vinculados. Verifica-se que mais de 80% da programação dessas emissoras é autocentrada e autorreferente, com exceção dos programas culturais e documentários. As principais estratégias de programação são definidas para os públicos internos e os públicos vinculados.

Palavras-chave
Programação televisiva; Televisão e política; Canais do campo público; Comunicação pública e poder.

Abstract
Comparative analysis of the programming grid of major Brazilian television channels, at the federal level, that forming part of the so-called “public television field”, namely: TV Senado, TV Câmara, TV NBR and TV Justiça. The first two are maintained by Parliament and the last two by the Executive Branch and the Judiciary, respectively. The comparisonincludes the following aspects: a) institutional objectives of each channel; b) how they define themselves (public, governmental, institutional); and c) the general profile of analysis and programming contents prevalent. It concludes that all four channels are characterized by self-reference, that is, focusing on a journalistic and informational programming about the actions of the institutions which they are linked. Based on the survey, the paper shows that more than 80% of the programming of these stations is self-centered and self-referent, with exception of cultural programs and documentaries. The main programming strategies are set to the internal audiences linked and associated to the institutions and to the chain responsible for electoral connection and the capture of vote (in the case of legislative channels) both in Brasilia as in the bases in the entire national territory.

Keywords
Television programming; Television and politics; Channels of the public domain; Public communication and power.


Identidade e programação das emissoras de televisão do campo público: estudo comparativo de quatro canais federais brasileiros




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