Publicada em: 28/11/2013 às 12:22
Alceu 27


As diretrizes curriculares e a formação específica em jornalismo
Leonel Aguiar

Resumo
A proposta desse ensaio é discutir a formação específica em jornalismo a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo pelo Conselho Federal de Educação do MEC em fevereiro de 2013. Para esse empreendimento, realiza um percurso histórico sobre a criação dos cursos de jornalismo e de comunicação social no Brasil e nos Estados Unidos, além de contextualizar as propostas curriculares da Unesco e da Ciespal em relação a esses dois cursos. A metodologia utilizada está baseada na pesquisa bibliográfica e no método historiográfico para contextualização social e política da formação específica em jornalismo.

Palavras-chave
Jornalismo; Formação específica; Diretrizes curriculares.

Abstract
This essay aims at discussing the formal training in journalism taking into account the National Curricular Guidelines for Journalism approved by the Federal Council of the Ministry of Education (MEC) in February 2013. In order to accomplish this goal, it is described the historical background for setting the courses of Journalism and Social Communications both in Brazil and The United States; besides, the curricular proposals of Unesco and Ciespal regarding both courses are put into context. The methodology used is based on bibliographical research as well as historiographical method for social and political contextualization of formal training in journalism.

Keywords
Journalism; Formal training; Curricular guidelines.


As diretrizes curriculares e a formação específica em jornalismo


Powered by Publique!