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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Três grandes marcos da primeira década de história dos sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace, Facebook e a sua atomização em sites de redes sociais de nicho
Por: Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia e Maria Faia Rafael Moreira

Resumo
Este artigo apresenta a evolução histórica dos sites de redes sociais de larga escala, desde a sua gênese nas comunidades on-line até à sua consolidação em gigantes de abrangência mundial avaliados em vários bilhões de dólares americanos. É dado particular destaque a três destes sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace e Facebook. São analisados o fenômeno da expansão dos sites de redes sociais e o fenômeno dos sites de redes sociais de nicho. Finalmente, é proposta uma reflexão sobre se a gênese e ascensão do Facebook como site de rede social dominante marca o final da era dos sites de redes sociais de larga escala, rumo a uma realidade mais atomizada, onde redes sociais de nicho tiram partido das sinergias existentes entre os seus utilizadores.

Palavras-chave
Redes sociais. Sites de redes sociais (SRS). Friendster. MySpace. Facebook.

Abstract
Three Milestones of the First Decade of the History of Large Scale Social Networking Sites: Friendster, MySpace, Facebook and the atomization into Niche Social Networking Sites
This article presents the historical evolution of large scale social networking sites, since their origin in on-line communities until its consolidation into world-wide giants valued at several billion dollars. Particular emphasis is given to three of these large scale social networking sites: Friendster, MySpace and Facebook. The phenomenon of the expansion of social networking sites and the phenomenon of niche social networking sites are analyzed. Finally, a reflection is proposed on whether the genesis and rise of Facebook as a dominant social networking site marks the end of the era of large scale social networking sites, towards a more fragmented reality, where niche social networks take advantage of synergies between their users.

Keywords
Social Networks. Social Networking Sites (SRS). Friendster. MySpace. Facebook.


Três grandes marcos da primeira década de história dos sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace, Facebook e a sua atomização em sites de redes sociais de nicho




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