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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 30

Cinema e católicos no Brasil: entre a ação pastoral-religiosa e a ação cultural-educacional
Por: Milene de Cássia Silveira Gusmão e Raquel Costa Santos

Resumo
Este artigo trata da relação entre cinema e católicos no Brasil, voltando-se especificamente para a ação de núcleos que atuavam no Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960. Empreende, para tanto, um percurso descritivo-analítico que parte dos direcionamentos voltados para a censura e chega a práticas de formação cinematográfica, considerando a integração entre instituição, grupos e indivíduos na implementação de um projeto coletivo que toma o cinema como elemento simbólico mediador de uma educação em níveis amplo e restrito. Como aporte teórico-metodológico, são considerados os pressupostos de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, na compreensão das interdependências entre estruturas sociais, práticas e trajetórias coletivas e individuais, que dizem respeito fundamentalmente às redes relacionais humanas, ao habitus e à memória, como condições entrecruzadas de apreensão, ressignificação e expressão de saberes vivenciais.

Palavras-chave
Cinema. Igreja Católica. Formação cultural. Habitus.

Abstract
This article deals with the relationship between cinema and catholics in Brazil, turning specifically to the action of cores that worked in Rio de Janeiro, in the 1950s and 1960s. Undertakes, therefore, a descriptive-analytical course that begins of the directions facing censorship and comes to cinematographic formation practices, considering the integration between institution, groups and individuals in the implementation of a collective project, which has the cinema as a symbolic element mediator of an education, sometimes in broad levels, sometimes restricted. As theoretical and methodological support, are considered the assumptions of Norbert Elias and Pierre Bourdieu, in understanding the interdependencies between social structures, practices and collective and individual trajectories, which fundamentally refer to human relational networks, to the habitus and memory, as interlocking conditions of apprehension, reframing and expression of experiential knowledge.

Keywords
Cinema. Catholic Church. Cultural formation. Habitus.


Cinema e católicos no Brasil: entre a ação pastoral-religiosa e a ação cultural-educacional




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