Publicada em: 23/06/2015 às 15:30
Alceu 30


Diálogo entre a filosofia e o cinema
Jorge Miranda de Almeida

Resumo
Este artigo estabelece um diálogo entre a filosofia e o cinema à luz da filosofia da existência, especialmente com o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard. As principais estratégias como a comunicação indireta e as vozes dos pseudônimos que inauguram uma nova possibilidade de se fazer filosofia num contexto que apregoa a morte da filosofia e do cinema. Nesta perspectiva, questões nodais da filosofia como movimento, conceito, paradoxo, ser em situação, emoção, percepção, olhar, entendimento, sentido, existência, liberdade, verdade, aparência, imaginação, irracionalidade, êxtase, angústia, melancolia, são abordados na dinâmica da vida das personagens cinematográficas que funcionam como espelhos para existência individual de cada ser humano. No interior do ensaio é possível estabelecer um rico diálogo com pensadores e diretores cinematográficos que assumem a herança do pensador dinamarquês como Gilles Deleuze, Merleau-Ponty, Bergman, Antonioni, Lars Von Trier, Dreyer, Wim Wenders, André Resnais, Tarkovski, Godard, Bresson, Kurosawa, Trauffaut, Woody Allen, entre outros, mantendo a distinção da linguagem específica do cinema e da filosofia e a produção de saber e de sentidos por parte de cada leitor-telespectador.

Palavras-chave
Kierkegaard. Cinema. Comunicação indireta. Conceito. Filosofia. Existência.

Abstract
This article establishes a dialogue between philosophy and cinema light of the Philosophy of Existence, especially with the Danish philosopher Soren Kierkegaard. The main strategies such as indirect communication and the voices of pseudonyms that inaugurate a new possibility to doing philosophy in a context which claims the death of philosophy and cinema. In this perspective nodal questions of philosophy such as a moviment, concept, paradox, be in a situation, emotion, perception, looking, understanding, meaning, existence, freedom, truth, appearance, imagination, irrationality, ecstasy, anguish, melancholy, are addressed in the dynamics of life cinematographic characters that operate like mirrors for individual existence of each human being. Inside the test is possible to establish a rich dialogue with thinkers and directors cinematographic who assuming a legacy of the Danish thinker as Gilles Deleuze, Merleau-Ponty, Bergman, Antonioni, Lars Von Trier, Dreyer, Wim Wenders, André Resnais, Tarkovsky, Godard, Bresson, Kurosawa, Trauffaut, Woody Allen among others maintaining the distinction of the specific language of cinema and philosophy and the production of knowledge and senses by each reader-viewer.

Keywords
Kierkegaard. Cinema. Indirect communication. Concept. Philosophy. Existence.


Diálogo entre a filosofia e o cinema


Powered by Publique!