Publicada em: 23/06/2015 às 15:20
Alceu 30


Walter Carvalho: uma memória de luz e sombras
Rogério Luiz Silva de Oliveira e Auterives Maciel Júnior

Resumo
O diretor de fotografia brasileiro Walter Carvalho tem realizado um trabalho distinto na criação de imagens para o cinema nacional. Com marcante influência da história da pintura, este fotógrafo expressa um trabalho autoral revelador de uma memória estética elaborada. O artigo analisa alguns aspectos do processo criativo de Walter Carvalho do ponto de vista filosófico, a partir do conceito de memória elaborado no pensamento de Gilles Deleuze. O texto propõe a prática filosófica com base nos elementos da cinematografia, a exemplo do exercício deleuziano apresentado em Proust e os signos. Neste livro, o filósofo francês faz filosofia a partir da obra de Marcel Proust. O trabalho nos inspira na elaboração e prática de uma ferramenta teórica e analítica de imagens cinematográficas.

Palavras-chave
Cinematografia. Fotografia. Filosofia. Memória. Criação.

Abstract
The brazilian director of photography Walter Carvalho has realized a different work in production images for the national movie. With fort influence of the painting history this photographer express an authentic work that show a esquisited eaesthetics memory. The article analyse some aspects of Walter Carvalho’s creative process in philosophical point of view, joint of the memory concept present in the Deleuze’s ideas. The text propose the philosophical practice based in the cinematographics aspects, like the Deleuze’s exercise present in Proust and Signs. In this book, the French philosopher does philosophy from the Marcel Proust work. The book inspire us in elaboration and practice of a theoretical and analytical images cinematographics tool.

Keywords
Cinematography. Photography. Philosophy. Memory. Creation.


Walter Carvalho: uma memória de luz e sombras


Powered by Publique!