Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 30

Narrativa da perda e do reencontro: uma leitura do roteiro de Central do Brasil
Por: Paulo Henrique Alcântara

Resumo
O artigo trata do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, debruçando-se, em particular, sobre a sua dramaturgia. Observa-se como está concebido o roteiro da película de Salles, extraindo da narrativa aspectos relevantes do ponto de vista da sua estruturação, a exemplo da existência dos três atos. O estudo investiga ainda a composição das personagens e as temáticas da memória, da ausência paterna e das perdas, entre outros aspectos aqui contemplados à luz de teóricos do roteiro e de pensadores como Henri Bergson.

Palavras-chave
Central do Brasil. Cinema. Roteiro. Personagens. Memória.

Abstract
This article is about the motion picture Central Station, directed by Walter Salles, particularly leaning over its dramaturgy. It observes how Salles’ screenplay was conceived, taking relevant aspects from its narrative from the structure point of view, as for example the existence of three acts. The study investigates the characters’ composition and themes such as the memory, the fatherly absence and the losses, among other aspects herein pondered by screenplay theorists and philosophers such as Henri Bergson.

Keywords
Central Station. Cinema. Screenplay. Characters. Memory.


Narrativa da perda e do reencontro: uma leitura do roteiro de Central do Brasil




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < O Perfume e o perfumista: um “olhar” sobre os aromas para uso pessoal no século XVIII a partir da história de um assassino
próxima > Cinema, memória e morte: uma análise sobre as memórias do século XX no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!