Publicada em: 23/06/2015 às 15:05
Alceu 30


Narrativa da perda e do reencontro: uma leitura do roteiro de Central do Brasil
Paulo Henrique Alcântara

Resumo
O artigo trata do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, debruçando-se, em particular, sobre a sua dramaturgia. Observa-se como está concebido o roteiro da película de Salles, extraindo da narrativa aspectos relevantes do ponto de vista da sua estruturação, a exemplo da existência dos três atos. O estudo investiga ainda a composição das personagens e as temáticas da memória, da ausência paterna e das perdas, entre outros aspectos aqui contemplados à luz de teóricos do roteiro e de pensadores como Henri Bergson.

Palavras-chave
Central do Brasil. Cinema. Roteiro. Personagens. Memória.

Abstract
This article is about the motion picture Central Station, directed by Walter Salles, particularly leaning over its dramaturgy. It observes how Salles’ screenplay was conceived, taking relevant aspects from its narrative from the structure point of view, as for example the existence of three acts. The study investigates the characters’ composition and themes such as the memory, the fatherly absence and the losses, among other aspects herein pondered by screenplay theorists and philosophers such as Henri Bergson.

Keywords
Central Station. Cinema. Screenplay. Characters. Memory.


Narrativa da perda e do reencontro: uma leitura do roteiro de Central do Brasil


Powered by Publique!