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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 31

Teoria da regulação e mídia: ferramentas conceituais para análise de políticas de comunicação
Por: Juliano Domingues-da-Silva e Jorge Zaverucha

Resumo
Este artigo procura identificar pontos de intersecção entre aspectos da teoria da regulação e interpretações de gênese e evolução de políticas de comunicação. O texto está dividido em três etapas: primeiramente, 1. abordam-se premissas centrais da chamada teoria econômica da regulação; em seguida, 2. aproxima-se essa revisão do debate sobre políticas de comunicação; por último, 3. são listados pressupostos aplicáveis à análise interpretativa de políticas de comunicação, assentados em aspectos centrais da teoria da regulação. Pretende-se, assim, refletir sobre limites e possibilidades do investigador social se apropriar de ferramentas usuais no estudo de regulação, de modo a adequá-las, com originalidade, à análise interpretativa de processos decisórios em políticas de comunicação.

Palavras-chave
Regulação. Comunicação. Teoria Econômica da Regulação. Políticas de Comunicação.

Abstract
This article aims to identify points of intersection between specific aspects of the theory of regulation and interpretations of the origin and evolution of communication policies. The text is divided into three stages: first, 1. central premises of the so-called theory ofeconomic regulation are addressed; subsequently, 2. these elements are related to the debate on communication policies; and finally, 3. aspects of the theory of regulation that may be applicable to interpretative analysis of communication policies are listed. It is intended,therefore, to provide a reflection about the limits and possibilities of appropriation by the social researcher of the usual tools of regulation studies, in order to use them with originality in the interpretative analysis of the decision-making processes in political communication.

Keywords
Regulation. Communication. Theory of Economic Regulation. Communication Policies.


Teoria da regulação e mídia: ferramentas conceituais para análise de políticas de comunicação




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