Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 32

Discursos da rua e o homem público na sociedade midiática
Por: Saraí Schmidt e Carolina Rigo

Resumo
O artigo discute a possível emergência de práticas disruptivas de cidadania no Brasil ou o fortalecimento do caráter do homem cordial, articulando a forma que operam alguns movimentos sociais independentes atuais, que problematizam a relação administração pública, indivíduo e cidade, com o processo histórico de formação do espaço público no Brasil na sociedade midiática. Para tanto, foram utilizados os conceitos de cidadania brasileira em DaMatta (1986;1997), o de homem cordial em Buarque de Holanda (1995) e a proposta de homem público de Sennett (1998). O artigo evidencia a ambivalência desses movimentos que embaralham público e privado e que, mesmo situados no modus operandi da produtividade, apresentam possíveis brechas onde novas formas de convívio social podem emergir na sociedade midiática na qual estamos inseridos.

Palavras-chave
Espaço público. Mídia. Movimentos sociais independentes.

Abstract
The essay discusses the possible appearance of disruptive practices of citizenship in Brazil or the strengthening of brazilians friendly character. The analysis articulates the way that independent social movements works nowadays with the history of public space development in Brazil. These social movements question the relation amongst public administration, individual and city. For this purpose, it was used, mainly, the concepts of brazilian citizenship in DaMatta (1986, 1997), the “friendly man” in Buarque de Holanda (1995), and the proposition of public man in Sennett (1998). The article highlights ambivalences of these movements that blend public and private spaces and that even located at the modus operandi of productiveness, show possible interstices where a new way of acting in public can lead to new forms of social interaction in the media society which we live.

Keywords
Public space. Media. Independent social movements.


Discursos da rua e o homem público na sociedade midiática




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Redes sociais, novos media e SRSs
próxima > Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!