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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 34

Campanhas eleitorais: o processo decisório balizado pelo espetáculo político-midiático
Por: Rejane Oliveira Pozobon e Andressa Dembogurski Ribeiro

Resumo
O campo político está constituído por um “espetáculo político-midiático” (Weber, 2011) que altera e dinamiza a sua relação com o campo midiático. Os acontecimentos políticos se esquematizam na luta de poderes entre estes dois campos, e é neste sentido que as campanhas eleitorais têm se delineado de distintas formas em cada pleito. A busca por visibilidade alterou as formas de construção dos políticos na mídia. Além disso, a constante evolução tecnológica obriga os candidatos a pensarem em diferentes estratégias de divulgação de seus pensamentos e de aproximação com o público eleitor. Objetivamos então entender como são construídas e que estratégias são empregadas nas campanhas eleitorais, além de construir um apanhado das estratégias empregadas ao longo das campanhas, com foco nas atuais estratégias de personalização (Charaudeau, 2016; Carvalho, 2010; Marques, 2016) e dramatização (Charaudeau, 2016; Ribeiro, 2004; WEBER, 2011).

Palavras-chave
Campanha eleitoral. Estratégias de campanha. Personalização e dramatização.

Abstract
Electoral campaigns: the decision-making process marked by political and media spectacle
The political field is composed of a “political and media spectacle” (Weber, 2011) modifying and streamlining its relationship with the media field. Political events depict the struggle of power between these two fields, and it is in this sense that the election campaign has been designed in different ways every election. The search for visibility changed the forms of construction of politicians in the media. Moreover, the constant technological evolution requires candidates to think in different dissemination strategies of their thoughts and approach to the voting public. We aim then understanding how they are constructed and what strategies are employed in election campaigns, in addition to building an overview of strategies employed throughout the campaign, focusing on current customization strategies (Charaudeau, 2016; Carvalho, 2010; Marques,2016) and drama (Charaudeau, 2016; Ribeiro, 2004; WEBER, 2011).

Keywords
Election campaign. Campaign strategies. Personalization and dramatization.


Campanhas eleitorais: o processo decisório balizado pelo espetáculo político-midiático




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