Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 35

A formação de grupos de midiativismo no Rio de Janeiro
Por: Marcelo Ernandez Macedo, Flávio da Rocha Pires Silva e Alessandra Cardoso

Resumo
O artigo analisa as condições sociais necessárias para a formação de coletivos de midiativismo no Rio de Janeiro, entendidos estes como grupos que produzem e veiculam conteúdos audiovisuais pela internet. O texto está baseado em imagens coletadas para o documentário Mídia em Movimento, que apresenta o trabalho de alguns grupos de mídia comunitária e alternativa da região metropolitana do Rio de Janeiro; e em algumas outras entrevistas com midiativistas. Procuramos mostrar como a formação destes coletivos só pode ser sociologicamente compreendida se reunirmos informações sobre o contexto sócio-histórico em que se insere o fenômeno; as trajetórias individuais e familiares dos indivíduos que os compõem, com ênfase sobre seus processos de formação; e suas atuais motivações e situação socioeconômica.

Palavras-chave
Midiativismo. Comunicação alternativa. Comunicação comunitária.

Abstract
The article analyzes the social conditions necessary for the formation of collectives of midiativismo in Rio de Janeiro, understood these as groups that produce and convey audiovisual content over the internet. The text is based on images collected for the documentary Media in motion, which features the work of some community and alternative media groups of the metropolitan region of Rio de Janeiro; and in a few other interviews with midiativistas. We seek to show how the formation of these collectives can only be sociologically understood if we get information about the socio-historical context in which the phenomenon; individual and family trajectories of the individuals who compose them, with emphasis on their training processes; and their current socio-economic situation and motivations.

Keywords
Midiativismo. Alternative Communication. Community Communication.


A formação de grupos de midiativismo no Rio de Janeiro




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < A cidade no jornal, o jornal na cidade: um mapeamento da influência dos endereços na história do Jornal do Brasil
próxima > Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!