Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 8

Estado, mídia e identidade: políticas de cultura no Nordeste contemporâneo
Por: Alexandre Barbalho


Resumo
Este artigo discute a instituição de uma identidade nordestina através das máquinas discursivas da mídia e do Estado, por meio de suas políticas de cultura. Em um primeiro momento analisa a criação da nordestinidade entre os anos 1910 e 1960 a partir da imprensa e dos produtos da indústria cultural. Na parte seguinte, analisa a permanência desta construção identitária nas políticas culturais implementadas nos anos 1990 pelos governos da Bahia, de Pernambuco e do Ceará.

Palavras-chave
Estado, mídia, identidade, política cultural

Abstract
This article discuss the institution of a north-eastern identity through the media and state discursive machine. At first moment analyze the creation of "nordestinidade" by press and mass culture at beginning of the XX century. At second part analyze the permanence of that construction of identity in the cultural politics of Bahia, Pernambuco and Ceará. 

Key-words
State, media, identity, cultural politics


Estado, mídia e identidade: políticas de cultura no Nordeste contemporâneo




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Espaços públicos: entre a publicidade e a política
próxima > Participação eleitoral, partidos e candidatos nas disputas pelas prefeituras dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 1992-2000

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!