Resumo
Este trabalho aborda a produção jornalística de critérios de noticiabilidade e o efeito das tecnologias de comunicação nas práticas jornalísticas. Embora seja corrente que um “bom jornalista” sabe reconhecer fatos ou assuntos com este potencial, os manuais de redação e depoimentos de jornalistas analisados não trazem critérios objetivos para tal, reconhecendo mesmo a dificuldade de definir explicitamente o que seja notícia. É possível, no entanto, delinear aspectos que influenciam na decisão do que vira notícia, como o discurso ético com que os jornalistas legitimam sua missão profissional; práticas da rotina industrial jornalística, como a pressão do tempo e a concorrência com outros veículos; o papel das tecnologias de comunicação, conferindo, por exemplo, acesso diferenciado a fontes de informação.
Palavras-chave
Critérios de noticiabilidade, produção da notícia.
Abstract
This paper analyses the journalistic production of news criteria, as well as the effect of communication technologies in the practice of journalism. In spite of the common assumption that a “good journalist” knows how to recognize facts or themes with such potential, newspapers manuals and journalistic narrative analyzed do not bring objective criteria to that task, acknowledging the difficulty to define explicitly what becomes news. It is possible, however, to point aspects that influence the news-making decision, such as the ethical discourse with which journalists legitimize their professional mission; the routine practice of industrial journalism, including the pressure of time and business competition; the use of communication technologies, providing differentiated access to information sources.
Key-words
News criteria, news-making.
Critérios jornalísticos de noticiabilidade: discurso ético e rotina produtiva