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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 25

Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo
Por: Julio Cesar Lemes de Castro

Resumo
O termo “fetichismo”, que surge na modernidade, encontra aplicações importantes em três diferentes áreas: a antropologia, a psicanálise e a economia política. Entre essas aplicações há várias correspondências, incluindo o papel fundamental nelas desempenhado pela dimensão da visualidade. Partindo da concepção marxista de fetichismo da mercadoria, Benjamin é levado a enfatizar tal dimensão por intermédio da noção de fantasmagoria, que remete aos aspectos mais visíveis e exuberantes da mercadoria, a seu impacto subjetivo e a seu espraiamento para outras esferas da existência. Dessa forma, ele dá conta de facetas espetaculares do mundo do consumo já detectáveis no século XIX e antecipa desenvolvimentos teóricos posteriores, representados, por exemplo, por Debord, Haug e Baudrillard.

Palavras-chave
Fetichismo; Fantasmagoria; Mercadoria; Consumo; Benjamin.

Abstract
The term “fetishism,” which emerges in modernity, finds important applications in three different areas: anthropology, psychoanalysis, and political economy. Among these applications there are multiple correlations, including the fundamental role played in them by the visual dimension. Starting from the Marxist conception of commodity fetishism, Benjamin comes to emphasize this dimension through the notion of phantasmagoria, which refers to the most visible and exuberant aspects of commodity, their subjective impact and their spreading to other spheres of existence. Thus, he takes account of spectacular facets of the consumer world already detectable in the 19th century and anticipates further theoretical developments, represented, for example, by Debord, Haug, and Baudrillard.

Keywords
Fetishism; Phantasmagoria; Commodity; Consumption; Benjamin.


Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo




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