Resumo
Este artigo está inserido em um processo de pesquisa de doutorado As idades do Expressionismo – criação de estilo e atmosfera em filmes de animação, que tem sua origem no questionamento sobre as possíveis influências que o cinema de animação recebeu do movimento expressionista – mais particularmente de suas vertentes nas artes plásticas e no cinema. O cinema de animação teria, portanto, além das influências de meios como, por exemplo, os cartoons, os livros infantis e o próprio cinema live action, a influência específica do Expressionismo Alemão na constituição de sua linguagem. Dentre as várias possibilidades de análise, adotamos aqui uma abordagem histórica e formal, para identificar um dos principais elementos expressivos formais do Expressionismo Alemão – a iluminação em claro-escuro –, e, em seguida, verificar a ocorrência deste elemento expressivo formal no filme Branca de Neve e os sete anões.
Palavras-chave
Cinema. Cinema de animação. Design. Disney. Expressão. Expressionismo Alemão.
Abstract
This article is part of the PhD research Ages of Expressionism - style setting and atmosphere in animated films, which has its origin in questioning the possible influences that the animated film received from expressionist movement – specially from the plastic arts and cinema. Therefore, the Animated Film would have the influences from cartoons, children’s books and live action cinema itself, and the specific influence of the German Expressionism is in the constitution of the language of animation. Among the various possibilities of analysis, we adopt here a historical and formal approach to identify one of the main formal expressive elements of German Expressionism – the lighting in chiaroscuro – and then verify the occurrence of this formal expressive element in the film Snow White and the Seven Dwarfs.
Keywords
Cinema. Animated film. Design. Disney. Expression. German Expressionism.
De Caligari à Rainha Má: a influência do Expressionismo Alemão no filme Branca de Neve e os sete anões