Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o trabalho do profissional especializado em animação, a partir de uma perspectiva da animação como prática social. Do mesmo modo, procura esclarecer a natureza dessa prática e entender as causas da noção de artista como gênio prevalecer dentro de um universo de saberes e procedimentos coletivos, tal como o cinema de animação. Usamos como ponto de partida de nossa análise o trabalho sobre biografias de artistas, de Kris e Kurz, a noção de “mundo” da arte, de Becker, em diálogo com a noção de “campo”, de Bourdieu e os conceitos de arte e ideologia formulados por Wolff.
Palavras-chave
Animação. Prática social. Autoria.
Abstract
This article presents an analysis of specialised professional in animation using the perspective of animation as a social practice, as well as clarifying the nature of the animator’s art and seeking to better understand the motives for the concept of artistic genius that is still prevalent within an environment of knowledge and established collective procedures. The starting point of this analysis is the book by Kris and Kurz on artists’ biographies, Becker’s notion of the “world” of art, together with Bourdieu’s concept of the “field” and Wolff’s ideas on art and ideology.
Keywords
Animation. Social practices. Authorship.
Produzindo animação: o animador como profissional em trabalho colaborativo e o mito do artista genial