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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 35

Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada
Por: José Antônio Martinuzzo e Marcela Tessarolo Bastos

Resumo
Este artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre redes sociais digitais e o tipo de informação que circula em grupos fechados no Facebook. Os boatos disseminados em rede nos chamaram a atenção e fomos tentar identificá-los, categorizá-los de acordo com os tipos de boatos propostos por Kapferer (1993), além de observar como se dá uma possível reparação do erro de difusão de informação não confirmada. Por meio de etnografia, fizemos um trabalho de observação diária no grupo fechado no Facebook, o Utilidade Capixaba– ES – UP. Em oito meses, foi possível confirmar 18 casos de boatos nos dois sentidos propostos por Renard (2007a), boato como informação não verificada e boato como falsa informação. Nota-se que o administrador da página retira do ar o post inicial, mas mantém as repercussões. Os próprios membros postam a informação correta no grupo, o chamado “filtro social”, observado por Clay Shirky (2010).

Palavras-chave
Redes digitais. Facebook. Boatos. Midiatização. Comunicação.

Abstract
This article is part of a wider research about digital social networks and the type of information circulating in closed groups on Facebook. Hoaxes circulating in the network caught our attention and we tried to identify them, categorizing them according to the types of hoaxes proposed by Kapferer (1993), and to observe how is possible a reparation of an error in diffusion of unconfirmed information. Through ethnography, we did a daily observation work in the closed group on Facebook, the Utilidade Capixaba - ES - UP. In eight months, it was possible to confirm 18 cases of hoaxes in two directions proposed by Renard (2007a), hoax as unverified information and hoax as false information. We notice that the page’s administrator removes the initial post, maintaining the repercussions. The members post the correct information in the group, the so-called “social filter,” observed by Clay Shirky (2010).

Keywords
Digital networks. Facebook. Hoaxes. Mediatization. Communication.


Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada




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