Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 2

A preguiça - mal de origem
Por: Eneida Maria de Souza


Resumo
Com base em dois textos literários que têm como tema a preguiça - Macunaíma - o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade e Canoas e marolas, de João Gilberto Noll - pretende-se refletir sobre um dos traços que compõem o imaginário da identidade nacional. A rapsódia de 1928 retoma os estereótipos da gente brasileira produzidos pelo discurso do colonizador, nos quais a preguiça atua como fator de fracasso de uma civilização. A novela de João Gilberto Noll, publicada em 1999, apresenta outra versão da preguiça e se caracteriza como uma leitura agonística deste final de século.

Palavras-chave
Preguiça, identidade brasileira, escrita, prazer

Resumé
À partir de deux textes littéraires qui ont pour thème la paresse - Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade et Canoas e marolas, de João Gilberto Noll - on prétend réfléchir sur l’un des traits qui composent l’imaginaire de l’identité brésilienne produits par le discours du colonisateur, dans lequel la paresse joue le rôle de du désastre d’une civilisation. La nouvelle de João Gilberto Noll, publiée en 1999, présente une version différente de la paresse et se caractérise comme une lecture agonistique de cette fin du siècle.

Mots-clés
Paresse, identité brésilienne, écriture, plaisir


A preguiça - mal de origem




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < O coração grosso: migração das almas e dos sentidos
próxima > Leilão de "objetos de arte": uma instância pública de reclassificação de objetos

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!