Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 9

Veneno hipnótico: representações publicitárias e sociabilidade feminina
Por: Everardo Rocha e Andiara Petterle


Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar, a partir do discurso de jovens universitárias, algumas representações elaboradas em anúncios publicitários de perfume e sua importância como forma de sociabilidade feminina. Nesta pesquisa, se pode verificar que tais anúncios seguem, dominantemente, duas grandes vertentes para representar a figura feminina: na primeira, a mulher aparece em uma condição supra-humana – brotando de uma flor, chorando pérolas – na outra aparece em cenas de grande sedução, em poses eróticas. O anúncio investigado enfatiza a vertente que fala da mulher como sedutora, embora contenha também elementos que caracterizam uma mulher supra-humana. Este trabalho procura interpretar alguns dos significados que revestem o universo de representações da mulher na publicidade e as formas pelas quais estas representações são acionadas nos processos cotidianos de socialização.

Palavras-chave
Representações sociais, mulher, consumo, publicidade, sociabilidade.


Abstract
The goal of this work is to analyze, from the discourse of young college students (female), some of the representations of woman on perfume’s advertisements and their importance as a means of female sociability. In this research it was possible to verify that such ads follow predominantly two major patterns to represent women: in the first one, the woman appears in a condition in which is “beyond human” — blooming as a flower, crying pearls —; in the second one, she appears in very seductive scenes, in erotic poses. The ad under scrutiny emphasizes the latter pattern – that pictures woman as being seductive –, though it also contains elements that characterize a woman who is beyond human. This paper intends to interpret some of the meanings that compose the universe of representations of women in advertising and the manners in which these representations are activated in the daily processes of socialization.

Key-words
Advertisement, woman’s representation, gender, consumerism, sociability, communication.



Veneno hipnótico: representações publicitárias e sociabilidade feminina




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Um olhar sobre o cinema de Pasolini
próxima > A imagem encarnada

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!