Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 7

O personagem econômico: um contrapontoemocional à linguagem racional do jornalismo
Por: Patrícia Maurício


Resumo
Este artigo busca descrever e analisar o uso do personagem, um recurso literário, no jornalismo econômico em jornal. O personagem é a pessoa anônima que se transforma em exemplo de uma situação vivida por muitas outras. Serve para aproximar o leitor do restante do texto e do próprio jornal, gera identificação e facilita a leitura. Cada jornal vai usar ou não o recurso de acordo com seu público-alvo. Ao mostrar o problema daquele personagem, a reportagem pode servir para resolver este problema, mas o objetivo principal do uso deste recurso é, de fato, ajudar a vender jornal.

Palavras-chave
Jornalismo, jornalismo econômico, personagem, biografias de anônimos


Abstract
This article discusses and analyses the use of character, a literary resource, in economical journalism in newspaper. The character in journalism is the anonymous person who turns into an example of a situation also experienced by many others. It aims to bring the reader closer to the text and even to the newspaper, creates identification and makes reading easier. Each newspaper will use the resource or not depending on the readers they aim. When the character’s problem appears on the newspaper, this can help solving the problem, but the main target of the usage of this resource is, in fact, to help selling the newspaper.

Key-words
Journalism, economical journalism, character, anonymous’ biographies


O personagem econômico: um contraponto
emocional à linguagem racional do jornalismo




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Os panfletários da República: a campanha do petróleo na imprensa nacionalista
próxima > A "autenticidade" e seus usos

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!