Publicada em: 11/07/2007 às 09:02
Alceu 13


Da recepção à produção de mídia: as crianças, a cultura midiática e a educação
Raquel Gonçalves Salgado, Rita Marisa Ribes Pereira e Solange Jobim e Souza


Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção realizada com crianças pré-escolares acerca da sua relação com a mídia. Experimentando a condição de serem espectadores e produtores de mídia, crianças, educadoras e pesquisadoras transformaram histórias em audiovisuais, construindo neste processo uma consciência crítica do uso da técnica na produção de desenhos animados. Este texto analisa a produção de duas animações e as reflexões vivenciadas ao longo do seu processo de realização, dando visibilidade aos modos como as crianças, na sua relação com a mídia, constroem valores éticos e estéticos e referenciais cognitivos e lúdicos. O foco na dimensão política dos procedimentos técnicos e no papel preponderante do contexto escolar é destacado pelo caráter de intervenção da pesquisa.

Palavras-chave
Infância; Educação; Mídia; Técnica.

Abstract
This work shows results from an intervention research conducted with preschool children and aims to discuss their relationship with the media. Passing through the condition of being audience and producer, children, teachers and researchers constructed a critical view about the media and its technical processes that allow changing stories into audiovisual narratives. This article concerns to the production of two animations and the reflections on their making-of process, highlighting the ways the children construct ethical and aesthetical values as well as cognitive and play references in their relationship with the media. The focus on the political dimension of the technical procedures and on the principal role of the educational context is highlighted by the interventional aspect of the research.

Key-words
Childhood; Education; Media; Technique.


Da recepção à produção de mídia: as crianças, a cultura midiática e a educação




 


Powered by Publique!