Publicada em: 11/07/2007 às 09:09
Alceu 13


Máquinas de dar a ver e fazer falar: jornalismo e subjetividade em nossa época
Patrícia Burrowes


Resumo
Desenvolvimentos da tecnologia nas últimas décadas criaram condições para que os meios de comunicação assumissem dimensões e penetração impressionantes. A concentração dos veículos em grandes grupos industriais, que dependem do lucro para se manter, embute uma tendência à homogeneização dos conteúdos difundidos. Também o jornalismo perde sua autonomia quando se vê atrelado à lógica do grande capital e acaba participando da difusão do agenciamento dominante de hoje: baseado na conexão entre velocidade de circulação, consumo e lucro. Apoiamo-nos nas teorias de campo social de Bourdieu, do discurso indireto de Bakhtine e de produção de subjetividade, de Deleuze e Guattari para iluminar o funcionamento dos meios de comunicação na sociedade brasileira.

Palavras-chave
Jornalismo; Subjetividade; Agenciamento coletivo.

Abstract
Technological developments in the last decades allowed the media to achieve huge dimensions and an impressive degree of  penetration. The concentration of communication means in industrial groups that rely on profits to survive brigs with it a tendency of homogenization of contents. Journalism also loses its autonomy when in finds itself attached to the reason of Capital and ends up by taking part in today’s dominant arrangement, based on the connection between fast circulation, consumerism and profit. Based on Bourdieu’s theory of social fields, Baktine’s writings on indirect speech and Deleuze & Guattari’s ideas of production of subjectivity, this paper tries to bring to light the functioning of means of communications in Brazilian society

Key-words
Journalism; Subjectivity; Colective Arrangement.


Máquinas de dar a ver e fazer falar: jornalismo e subjetividade em nossa época


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