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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 13

A singularidade como figura lógica e estética no documentário
Por: César Guimarães


Resumo
Este artigo critica a noção de representação, eleita por muitos estudos dedicados ao documentário brasileiro contemporâneo como principal vetor de figuração da identidade − individual e coletiva − dos sujeitos submetidos aos processos de exclusão social. Para além da visibilidade alcançada por esses sujeitos na esfera pública, graças aos filmes ou ao discurso midiático, escolhemos a singularidade como figura lógica e categoria estética para dar conta da aparição dos homens ordinários no filme documentário.

Palavras-chave
Documentário brasileiro; Representação; Identidade; Singularidade.

Resumé
Cet article critique la notion de représentation, élue par plusieurs études sur le documentaire brésilien contemporain comme vecteur principal de figuration de l’identité − individuelle et collective − des sujets soumis aux processus d'exclusion sociale. Au-delà de la visibilité conquise par ces sujets dans le espace publique, à travers des films et du discours des médias, nous ont choisi la singularité comme figure logique et catégorie esthétique pour comprendre l'apparition de l'homme ordinaire dans le cinéma documentaire.

Mots-clés
Documentaire brésilien; Représentation; Identité; Singularité.


A singularidade como figura lógica e estética no documentário




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