Publicada em: 11/07/2007 às 09:14
Alceu 13


A presença do documental: subjetividades possíveis e memória do mundo
Angeluccia Bernardes Habert


Resumo
Esta comunicação enfatiza a presença documental na produção do cinema contemporâneo como “socorro nobre da ficção”, realçando seu caráter autobiográfico fundamental. Uma conseqüência imediata aponta para a ética da restauração de comunidade, observada nas maneiras de filmar que suscitam a interação entre realizadores, atores sociais e audiência. Alguns filmes são revistos para discutir o cinema como o lugar onde se restabelece o diálogo entre as subjetividades e a memória do mundo.

Palavras-chave
Cinema brasileiro; Documentário; Ficção; Memória; Subjetividade.

Abstract
This paper stresses the documental presence in contemporary film production, and is  seen as a “noble support of fiction” while its fundamental autobiographic nature is disclosed. An immediate consequence lead to an ethic of the restoration of the community, emerging from different approaches in film making which promote interactions between the director, the social actors and the audience. Some key films are reviewed in order to rethink cinema as a place where subjectivity and world’s memory converge to reinitiate a new dialogue.

Key-words
Brazilian cinema; Documentary; Fiction; Memory; Subjectivity.


A presença do documental: subjetividades possíveis e memória do mundo


Powered by Publique!