Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 14

O corpo-máquina de Cronenberg sob a luz pictórica de Bacon: fábulas do devir-outro
Por: Eliska Altmann


Resumo
Na tentativa de compreender o papel da tecnologia e sua crescente função na sociedade contemporânea, discutimos no presente artigo as contribuições do cinema de David Cronenberg sobre as concepções de corpo, máquina e das formas de poder biotecnológicas. Com base na figura de o “corpo sem órgãos” de Gilles Deleuze, ainda verificamos os paralelismos entre as imagens de Cronenberg e as do pintor inglês Francis Bacon.

Palavras-chave
Cinema; Pintura; Corpo; Máquina.

Abstract
Cronenberg’s body-machine under Bacon’s pictorial light: tales of “becoming-other”. Trying to comprehend the technology’s role and its increasing function in our society, we discus in the present article the contributions of David Cronenberg’s cinema before conceptions about body, machine and biotechnological power forms. Based on Gilles Deleuze’s figure of the “body without organs” we verify as well the parallels between Cronenberg’s and Francis Bacon’s images. 

Key- words
Cinema; Painting; Body; Machine.


O corpo-máquina de Cronenberg sob a luz pictórica de Bacon: fábulas do devir-outro


 




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Ruptura e continuidade no documentário brasileiro: 1959-1962
próxima > Dois manuéis e um bavcar: três ou maisolhares em torno dos novos realismos

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!