Publicada em: 21/06/2009 às 14:00
Alceu 18


Sobre observadores e participantes: relatos e interpretações
Angeluccia Bernardes Habert


Resumo
Discute-se a importância da narrativa como análise social para realizar a leitura de Entre muros e favelas (2005), uma co-produção Brasil-Alemanha (Tre-ver  de Manguinhos, TV Tagarela da Rocinha, Rio de Janeiro, e AK Kraak, Berlin), com o pressuposto que a narratividade não é uma característica exclusiva do cinema de ficção. A direção compartilhada entre Marcio Jerônimo, Susanne Dzeik e Kirsten Wagenschein enseja a produção de “alucinações”, de imagens não convencionadas e no texto chamadas de sobrenaturais.

Palavras-chave
Documentário; Observador-participante; Narratividade; Imagens-sobrenaturais.

Abstract
This article discuss narrative and social analysis as an important  vehicle  for reading  Entre muros e favelas (2005), a German Brazilian co-production  (Tre-ver  de Manguinhos, TV Tagarela da Rocinha, Rio de Janeiro, e AK Kraak, Berlin). Narrativity is not a specific aspect of fiction films, it presumes. Also it observes, that the  shared direction by Marcio Jerônimo, Susanne Dzeik e Kirsten Wagenschein produces “hallucinations”, some not at all conventional images, and names it supernatural.

Key-words
Documentary; Participant-observer; Narrativity; Supernatural images.


Sobre observadores e participantes: relatos e interpretações


Powered by Publique!