Sobre observadores e participantes: relatos e interpretações Angeluccia Bernardes Habert
Resumo Discute-se a importância da narrativa como análise social para realizar a leitura de Entre muros e favelas (2005), uma co-produção Brasil-Alemanha (Tre-ver de Manguinhos, TV Tagarela da Rocinha, Rio de Janeiro, e AK Kraak, Berlin), com o pressuposto que a narratividade não é uma característica exclusiva do cinema de ficção. A direção compartilhada entre Marcio Jerônimo, Susanne Dzeik e Kirsten Wagenschein enseja a produção de “alucinações”, de imagens não convencionadas e no texto chamadas de sobrenaturais.
Palavras-chave Documentário; Observador-participante; Narratividade; Imagens-sobrenaturais.
Abstract This article discuss narrative and social analysis as an important vehicle for reading Entre muros e favelas (2005), a German Brazilian co-production (Tre-ver de Manguinhos, TV Tagarela da Rocinha, Rio de Janeiro, e AK Kraak, Berlin). Narrativity is not a specific aspect of fiction films, it presumes. Also it observes, that the shared direction by Marcio Jerônimo, Susanne Dzeik e Kirsten Wagenschein produces “hallucinations”, some not at all conventional images, and names it supernatural.
Key-words Documentary; Participant-observer; Narrativity; Supernatural images.
Sobre observadores e participantes: relatos e interpretações
|