Publicada em: 06/11/2009 às 10:17
Alceu 19


Tempos de juventude: ontem e hoje, as representações do jovem na publicidade e no cinema
Cláudia Pereira, Everardo Rocha, Miguel Pereira

Resumo
Percorrendo o tempo como uma linha condutora, este artigo discute a noção de juventude, retomando aspectos como transitoriedade, liminaridade e ritos de passagem. A partir do ponto de vista da comunicação, em especial da publicidade e do cinema, são aqui contextualizadas as representações do jovem, ora rebelde, ora conservador, que acabam por transformar, em larga medida, valores da sociedade. A proposta central deste texto é reconhecer a juventude como um fenômeno social que deixa suas marcas, influenciando a maneira com que indivíduos de todas as idades consomem produtos e ideias.

Palavras-chave
Juventude; Comunicação; Consumo.

Abstract
Taking time as a line conductor, this article discusses the concept of youth. From the standpoint of Communication, giving special attention to Advertising and Cinema, we contextualize the representations of young, rebel or conservative, considering that they modifies society’s values. The aim of this paper is to recognize youth as a remarkable phenomenon, influencing the way people of all ages consume products and ideas.

Keywords
Youth; Communication; Consumption.


Tempos de juventude: ontem e hoje, as representações do jovem na publicidade e no cinema


Powered by Publique!