A construção dos públicos na internet,dos grupos de pares às novas legitimidadesculturais Olivier Tredan
Resumo Os blogs são conhecidos e reconhecidos por facilitar o acesso dos internautas à publicação on-line. Por meio deles, os blogueiros mobilizam suas vivências pessoais, anunciam suas preferências culturais a fim de construir uma identidade em consonância com a prática. A partir do acompanhamento da atividade de blogueiros feita durante vários anos, este artigo propõe considerar o blog como um lugar onde se co-constrói uma relação partilhada com a cultura. Nossa análise destaca os recursos nos quais se desenvolve a atividade de autopublicação: um engajamento de si na internet, uma vinculação aos lugares em que as atividades de publicação tomam corpo, uma vontade contraditória de controlar as aparições públicas e o reconhecimento dos pares. A observação dessas dinâmicas em escalas microsociais permite igualmente a compreensão das lógicas de constituição dos públicos, da articulação entre a gestão de sociabilidades e a mobilização de referências culturais populares.
Palavras-chave Blogs; Sociabilidade; Mundo social; Práticas culturais; Públicos.
ResuméLes blogs sont connus et reconnus pour avoir facilité l’accès aux internautes à la publication en ligne. Les blogueurs y mobilisent leur vécu personnel, affichent leurs préférences culturelles afin d’y construire une identité en lien avec la pratique. A partir du suivi de l’activité de blogueurs sur plusieurs années, cet article propose de considérer le blog comme un lieu où se co-construit un rapport partagé à la culture. Notre analyse met en avant les ressorts sur lesquels l’activité d’auto-publication se développe: un engagement de soi en ligne, un attachement aux lieux où leurs activités de publication prennent corps, une volonté contradictoire à bien des égards de maîtrise des apparitions publiques et de reconnaissance des pairs. L’observation de ces dynamiques à des échelles micro-sociales ouvre également la voix à une compréhension des logiques de constitution des publics, à l’articulation entre gestion des sociabilités et mobilisation de références culturelles populaires.
Mots-clés Blogs; Sociabilité; Monde social; Pratiques culturelles; Publics.
A construção dos públicos na internet, dos grupos de pares às novas legitimidades culturais
|