A publicidade social: reflexões sócio-semióticas Dario Edoardo Viganò
Resumo
O Social Advertising constitui um campo de questionamento ideal para a sócio-semiótica, desde o momento em que se configura como uma prática discursiva feita para tornar visível, no universo de diferentes tipologias de textos, questões dramáticas constantemente relegadas às margens das pautas das mídias. Dentro do cenário comunicativo da publicidade social, adquire uma relevância particular o unconventional, um questionamento radical das tradições estratégicas de construção do contato com o destinatário, transpondo os modelos consolidados tanto do eufemismo quanto do terrorismo, para experimentar soluções alternativas expressivas. Portanto, a não convencionalidade se estende a toda campanha (não se restringe ao texto) considerada através da ótica do crossmedia, isto é, passando pelo uso original dos espaços metropolitanos, para a difusão viral do boca a boca e por um questionamento profundo da forma do spot, sobretudo através da Rede.
Palavras-chave: Publicidade social; Não-convencional; Spot; Sócio-semiótica.
AbstractThe Social Advertising is a field of inquiry ideal for the socio-semiotics, from the moment that is configured as a discursive practice designed to make visible in the universe of different types of texts, dramatic issues constantly relegated to the margins of the agendas of the media. Within the scenario of communicative social advertising, acquires a particular relevance to the unconventional, a radical questioning of the traditions of building strategic contact with the recipient, crossing both the consolidated models of euphemism and terrorism, to try alternative solutions expressive. Therefore, the conventionality not extend to every campaign (not restricted to text) seen through the eyes of crossmedia, that is, through the original use of metropolitan areas, to spread the viral word of whisper and by a profound questioning of the form the spot, especially via the Internet.
Keywords: Social Advertising; Unconventional; Spot; Socio-semiotics.
A publicidade social: reflexões sócio-semióticas
|