Fantástico, o show da vida: televisão,convergência e consumo Everardo Rocha e Bruna Aucar
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o programa Fantástico, da TV Globo, e sua relação com o atual movimento de convergência de mídia por que passam os meios massivos e digitais. Para tanto, vamos contextualizar a criação do programa, seus quase 40 anos de existência e a espécie de “vocação” de convergência que se inscreve em sua história. Vamos analisar o Fantástico como um programa que, dentro da televisão aberta, propicia um ambiente de interatividade e, com isso, amplia suas possibilidades de incentivo ao consumo cada vez mais acelerado pelas tecnologias digitais.
Palavras-chave: Televisão; Consumo; Fantástico.
Abstract The aim of this paper is to analyze the program Fantástico, from Globo TV, and it´s relationship with the current movement of media convergence experienced by the mass and digital media. To this end, we contextualize the program´s inception, its nearly 40 years of existence and the kind of “tendency” to convergence that is inscribed in its history. Let´s look at Fantástico as a program that, within the broadcast television, provides an environment of interactivity and, therefore, increases its chances to boost consumption, increasingly accelerated by digital technologies.
Keywords: Television; Consumption; Fantástico.
Fantástico, o show da vida: televisão,convergência e consumo
|