Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 24

Notícia, persuasão e dinâmica da forma visual
Por: Hailin Ning


Resumo
As imagens do noticiário costumam reproduzir o poder, as ideologias e um elevado número de “mitos” sociais. Elas parecem ser claras, mas não é fácil entendê-las. Este artigo, que encara as imagens do noticiário como um texto, apresenta o modelo de persuasão visual ACTS (segurando a atenção, dirigindo o conteúdo, representando um tema e acumulando símbolos) baseado na teoria da dinâmica da forma visual, do especialista americano em psicologia da arte Rudolf Arnheim, para analisar as imagens das notícias. Essa análise pode também falar aos espectadores sobre como suas atitudes e comportamentos são influenciadospor essas imagens.

Palavras-chave
Imagens do noticiário; Persuasão visual; Modelo ACTS.

Abstract
News images usually contain social power and ideologies and a great number of “myths”. They look to be clear, but it is not easy to grasp them. This paper, viewing news images as a text, puts forward the visual persuasive ACTS (Attention Grasping, Content Directing, Theme Representing and Symbolic Accumulating) model based on American art psychologist Rudolf Arnheim’s theory of visual form dynamics to analyze news images. From ACTS Model, communicators can learn what makes successful news images. It can also tell the viewers how their attitudes and behaviors are influenced by news images.

Keywords
News Image; Visual Persuasion; ACTS Model.


Notícia, persuasão e dinâmica da forma visual




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Editorial
próxima > Protocolo de análise para classificação das fontes jornalísticas em mídia impressa: uma ferramenta para o estudo do enquadramento

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!