Resumo
Este trabalho quer discutir a questão autoria no dito cinema de periferia a partir da observação das metodologias de trabalho de algumas oficinas e dos discursos dos realizadores que alicerçam tais métodos de realização, assim como as composições visuais, sonoras e enunciativas que tais filmes apresentam. Nosso ponto de partida é o documentário Improvise!(Filmagens Periféricas e Reinaldo Cardenuto, 2004), que apresenta um significativo ponto de tensão em relação à assinatura da direção do filme, instigando a apreensão dos matizes que compõem a autoria no cinema periférico. Para tanto, recorreremos às noções de autor como produtor (Benjamin) e autor-criador (Bakhtin), arte contextual (Ardenne) e a importância do grupo (Kracauer), que funcionarão como peças-chave para o entendimento da questão aqui em foco.
Palavras-chave
Autoria; Documentário; Periferia.
Abstract
This paper wants to discuss the question of authorship in the periphery cinema from the observation of the working methods of some workshops and discourses that underpin such filmmakers’ methods of execution, as well as visual compositions, sound and enunciation thatsuch films present. Our starting point is the documentary Improvise! (Filmagens Periféricas e Reinaldo Cardenuto, 2004), which presents a significant point of tension with the signing of the direction of the film and therefore encourages the debate to learn the nuances that makeup the question of authorship in peripheral cinema. To this end, we will use the concepts of author as producer (Benjamin) and author-creator (Bakhtin), contextual art (Ardenne) and importance of the group (Kracauer), which function as key pieces to understand the issue in focus.
Keywords
Autorship; Documentary; Periphery.
A questão da autoria na produção de documentários de periferia