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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 30

Configuração do mito na construção do discurso jornalístico
Por: Solange de Almeida Borges e João Vicente Cegato Bertomeu

Resumo
O tema mito na comunicação parece essencial na desconstrução do discurso hegemônico da mídia. Este artigo divide-se em uma reflexão teórica das definições de jornalismo e seus processos de mitificação e o estudo de caso do massacre no Realengo (RJ), em 2011. Investiga-se a suposta objetividade e imparcialidade do jornalismo atravessando a arquitetura de construção da notícia, cedendo espaço à subjetividade e construção de mitos.

Palavras-chave
Mito. Informação. Produção de sentido na mídia.

Abstract
Settint the myth the construction of speech journalistic
The topic myth in the communication seems essential to deconstruct the hegemonic speech of the Brazilian media. To evaluate it this article is divided into two parts: the first deals with the theoretical issues and the second addresses a presentation of a case study of the coverage of the attack in municipal school, in Realengo (RJ), in 2011. The hypothesis defended is that the supposed neutrality and objectivity of journalism across the architecture for the news gives room for subjectivity and the construction of myths in the media.

Keywords
Myth. Information. Production of sense in the media.


Configuração do mito na construção do discurso jornalístico




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