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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 33

Psicologia, marketing e experiência elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor
Por: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo e Marina Massimi

Resumo
As novas tendências do marketing contemporâneo sugerem a inserção do tema da pessoa no que diz respeito às abordagens mercadológicas do conceito de consumidor, mas sem uma fundamentação antropológica, filosófica e psicológica específica. Na busca por uma fundamentação que desse suporte a essa tendência e ampliasse a discussão, foi analisada a abordagem da experiência elementar de Luigi Giussani (2009). O objetivo dessa pesquisa é compreender as possíveis relações entre a psicologia, o marketing e a experiência elementar em relação ao tema do consumidor enquanto pessoa. Essa pesquisa situa-se no âmbito temático entre o marketing e a psicologia do consumidor, relacionando as áreas numa perspectiva histórica no período que compreende o final do século XIX e XX. A conclusão remete à ideia de que no século XXI existe uma possibilidade de se considerar o consumidor como “pessoa”, e que a abordagem da experiência elementar pode ser pertinente para discutir essa aproximação.

Palavras-chave
História da psicologia. Experiência elementar e psicologia. História do marketing.

Abstract
Among the Contemporary Marketing, the notion of “person” seems to be the tonic for marketing approach of the concept of consumer, attempting to grasp a more human vision of the consume, despite lack any anthropological or philosophical foundation. Therefore, in search of a theorical foundation to these new trends, we have addressed to the “Elementary Experience by Luigi Giussani. So, this research aims to understand the possible relations between Psychology, Marketing and the Elementary Experience concept (Giussani, 2009) in order to develop an integral approach to the consumer seen as a person. It is a theoretical research that lies into the thematic scope between Consumer Psychology and Marketing, relating them in a historical perspective, in the period from the 19th century to the 20th century. The conclusion refers to the idea that the twenty-first century there is a possibility to consider the consumer as “person,” and that the “Elementary Experience’ may be relevant to discuss this approach.

Keywords
History of psychology. Elementary experience and psychology. History of marketing.


Psicologia, marketing e experiência elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor




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