Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 35

Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores
Por: Viviane Borelli

Resumo
Os jornais desenvolvem estratégias para adequar-se à ambiência da midiatização, mas, muitas vezes, demonstram não saber que caminho tomar diante da protagonização do leitor, do predomínio de material noticioso que circula nas redes sociais e do atravessamento de múltiplas enunciações. O objetivo do artigo é mostrar operações que indiquem como o processo de enunciação jornalística é afetado pela midiatização. Para isso, fez-se entrevistas com editores para compreender como as enunciações dos leitores são problematizadas e transformadas no fazer jornalístico. Foram coletados materiais noticiosos publicados por sete jornais do interior gaúcho. Além disso, analisaram-se marcas discursivas deixadas por leitores no ambiente digital que apontem para a emergência de outras enunciações além da jornalística.

Palavras-chave
Midiatização. Jornalismo. Enunciação.

Abstract
The newspapers develop strategies to adapt to the ambience of mediatization, but often demonstrate not to know which way to assume in face of protagonism of the reader, the predominance of news material that circulates on social networks and crossing of multiple enunciations. The aim of the article is to show operations that indicate as mediatization affects the process of journalistic enunciation. For this, it was made interviews with editors to understand as enunciations of the readers are problematized and transformed in newsmaking. News materials published by seven newspapers of the gaucho inside were collected. Furthermore, were analyzed discursive marks left by readers in the digital environment which point to the emergence of other enunciations beyond journalistic enunciation.

Keywords
Mediatization. Journalism. Enunciation.


Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Midiatização, cultura do consumo e contemporaneidade: o caso Esquadrão da Moda
próxima > Sobre o interesse jornalístico pelo atípico

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!