Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 35

A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet
Por: Patrícia Maurício

Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a disrupção do jornalismo tradicional, e busca mostrar como a internet colocou em xeque o modelo de negócios dos jornais tradicionais, tanto impressos como na web. O texto coteja o relatório de inovação do The New York Times, suas consequências e o novo relatório lançado em 2017 com mudanças que estão ocorrendo nos jornais cariocas O Globo, Extra e Expresso. O artigo avalia a base financeira desta desintegração de modelo e faz uma análise de caso de duas tentativas de fazer jornalismo de qualidade na internet: o Projeto Colabora e a Agência Pública. O conceito de inovação disruptiva de Christensen, e autores como Bauman e Anderson auxiliam na compreensão do que ocorre a partir das mudanças tecnológicas. A conclusão é de que o novo modelo para o jornalismo será encontrado por tentativa e erro e com veículos concentrados em nichos.

Palavras-chave
Jornalismo. Inovação disruptiva. Modelos de negócios.

Abstract
This article is the beginning of a follow-up and analysis research on the disruption of traditional journalism, and seeks to show how the internet has put in check the business model of traditional newspapers, both printed and on the web. The text matches the New York Times Innovation Report, its consequences and the new report launched in 2017 with the changes that are occurring in the Rio de Janeiro newspapers O Globo, Extra and Expresso. This paper assesses the financial basis for this model disintegration, and analyzes the case of two attempts to make quality journalism on the internet: Projeto Colabora and Agência Pública. Christensen’s disruptive innovation concept and authors such as Bauman and Anderson help in understanding what is happening because of the technological changes. The conclusion is that the new model for journalism will be found by trial and error and concentrated in niches.

Keywords
Journalism. Disruptive innovation. Business model.


A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Sobre o interesse jornalístico pelo atípico
próxima > A cidade no jornal, o jornal na cidade: um mapeamento da influência dos endereços na história do Jornal do Brasil

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!