Publicada em: 19/09/2018 às 15:27
Alceu 36


Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social
Mozahir Salomão Bruck

Resumo
O artigo propõe reflexões sobre formas de agenciamento da memória da música brasileira como modo de compreensão da vida social, a partir da análise de quatro livros que se dedicam à história da MPB. A aproximação das obras Chega de saudade e A noite do meu bem(Ruy Castro), Eu não sou cachorro, não (Paulo César de Araújo) e Cowboys do asfalto (Gustavo Alonso) busca perceber como tais autores articulam aspectos da memória social, enredando um diversificado leque de fontes documentais, em especial, entrevistas realizadas por eles mesmos, compondo um rico mosaico em que o passado – capturado por meio de versões e percepções – é tensionado por narrativas outras, agora do presente, num jogo de readequações e (re)inscrições. Entre os operadores conceituais convocados para este texto, destacamos as noções de memória social, as relações entre memória e identidade social (Pollack, 1992), memória coletiva (Le Goff, 2013) e as distinções sobre a memória assinaladas por Halbwachs(2006).

Palavras-chave
Memória. Agenciamentos. Narrativas. Música popular brasileira.

Abstract
The article proposes to reflect about forms of agencing of the Brazilian music memoryas way of understanding the social life, from the four books analysis dedicated to the history of MPB. The approach of Chega de Saudade and A noite do meu bem (Ruy Castro), Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar de Araujo) and Cowboys do Asfalto (Gustavo Alonso) seeks to understand how these authors articulate aspects of social memory, entangling a wide range of documentary sources, in particular, interviews by themselves, forming a rich mosaic in that the past - captured through versions and perceptions -is stressed by other narratives, now in present, in a game readjustments and re-inscriptions. Among the invited conceptual operators for this text, we highlight the notions of social memory, the relationship between memory and social identity (Pollack, 1992), collective memory (Le Goff, 2013) and distinctions on the memory indicated by Halbwachs (2006).

Keywords
Memory. Agencings. Narratives. Brazilian popular music.


Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social


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