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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 36

Um contributo da Teoria da Comunicação para a Teoria dos Imaginários Sociais
Por: Samuel Mateus

Resumo
O presente artigo analisa as potenciais contribuições que a teoria da comunicação pode oferecer à teoria dos imaginários sociais a partir de um debate acerca da ambiguidade que uma perspetiva comunicacional encerra. Com efeito, podemos utilizar a comunicação como objeto empírico de estudo dos imaginários. Mas podemos, igualmente, apropriar-nos da comunicação como ângulo de análise capaz de mobilizar um trabalho comunicacional em torno dos imaginários sociais. Adotando esta segunda hipótese, releva-se a possibilidade dos imaginários sociais se assumirem como formas de interação simbólica (em sentido lato) comunicativamente determinadas. Com efeito, é defendido que a ação imaginante denota uma ordem comunicacional. Reconhecer esta dimensão comunicacional dos imaginários sociais envolve ponderar o papel da publicidade na figuração e re-figuração dos imaginários sociais e por isso propomos a noção de “imaginal público” enquanto fluxo imaginante, como um campo de proliferação de imagens e símbolos onde podemos observar as rotas e os trajetos dos imaginários sociais nos seus muitos processos de diferenciação e consolidação.

Palavras-chave
Imaginário Social. Teoria da Comunicação. Imaginal. Princípio de Publicidade.

Abstract
This paper examines the potential contributions that communication theory can offer to social imaginaries theory stemming from the ambiguity which a communicational perspective encloses. In fact, we can use communication as empirical study of the imaginary object. But we can also see communication as an angle of analysis capable of mobilizing a ommunicational perspective on the social imaginary. From this second standpoint, there is the possibility of social imaginaries to assume communicatively determined forms of symbolic interaction (in a broad sense). Indeed, it is argued that imaginative activity denotes a communicational dimension. To recognize this communicative dimension of social imaginaries involves considering the role of publicity in figuration and re-figuration of the social imaginary; and so we advance the notion of “public imaginal” as imaginative flux, as a field of imagistic and symbolic proliferation in which we can observe the routes and paths of social imaginaries in their many processes of differentiation and consolidation.

Keywords
Social Imaginary. Communication Theory. Imaginal. Publicity Principle.


Um contributo da Teoria da Comunicação para a Teoria dos Imaginários Sociais




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